Educação

MEC lança caderno da Política Nacional de Alfabetização

O Ministério da Educação (MEC) lançou na quinta-feira, 15 de agosto, o caderno da Política Nacional de Alfabetização (PNA). Trata-se de um guia explicativo que detalha a política. É destinado a estados e municípios, professores e alunos do ensino fundamental, pais e responsáveis, bem como estudantes da educação de jovens e adultos. São 54 páginas que abordam desde o cenário atual, marcos históricos e normativos no Brasil. O caderno apresenta importantes relatórios científicos internacionais e aborda conceitos sobre alfabetização, literacia e muito mais.O ministro da Educação, Abraham Weintraub, reforçou que a Política Nacional de Alfabetização tem suas bases em evidências que deram certo. “Estamos pedindo para que a alfabetização tenha critérios científicos”, disse.

"O lançamento da Conabe, a Conferência Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências, no dia de hoje, tem como objetivo alinhar a estratégia do Ministério da Educação do Brasil àquelas de autoridades educacionais de países como o Reino Unido, com a Estratégia Nacional de Leitura, de 1998; os EUA, com o Painel Nacional da Leitura, de 2000; a França, com o Observatório Nacional da Leitura, de 1998", disse o secretário de Alfabetização do MEC, Carlos Nadalim.

Conabe

A cerimônia marcou o lançamento da Conferência Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências (Conabe), também via portaria assinada pelo ministro. Trata-se de um evento científico para consolidar o foco do governo federal na alfabetização como prioritário na educação.

A conferência ocorrerá de 22 a 25 de outubro, em Brasília. É a oportunidade de promover um encontro entre os integrantes do painel com outros especialistas e integrantes da sociedade civil.

FONTE: MEC: http://portal.mec.gov.br/component/content/index.php?option=com_content&view=article&id=79101:mec-lanca-caderno-da-politica-nacional-de-alfabetizacao&catid=211&Itemid=86

Mais em Educação


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!

Câmara Municipal de Nova Colinas

CâMARA MUNICIPAL DE NOVA COLINAS

Endereço: Rua São Francisco, S/N \ Centro \ NOVA COLINAS - MA \ CEP: 65808000

Horário de atendimento: 08:00 às 13:00

Contato: (99)98550-0540